terça-feira, 9 de junho de 2009

MARICÁ VAI SE TRANSFORMAR EM POTÊNCIA NO SETOR NAVAL: POLO NAVAL VAI GERAR 2 MIL EMPREGOS


MARICÁ VAI SE TRANSFORMAR EM POTÊNCIA NO SETOR NAVAL 25/05/09

O potencial naval de Maricá está se tornando cada vez mais difundido, e atualmente, diversos empresários do ramo vem avaliando a estrutura da cidade. A prefeitura da cidade tem um projeto que visa transformar uma área de 1,5 milhão de metros quadrados no bairro de Jaconé num condomínio econômico. A construção de cinco estaleiros de médio porte vai gerar 5 mil empregos diretos.


” A construção de cinco estaleiros de médio porte vai gerar 5 mil empregos diretos”


Nesta semana, representantes da Galvão Engenharia e da Bruanc Engenharia sobrevoaram a Praia de Jaconé e ficaram impressionados com o potencial da área escolhida para a construção dos estaleiros. Representantes da Prefeitura de Maricá estiveram recentemente em Brasília e, em reunião com o subsecretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, acertaram uma série de encontros com a Secretaria Especial dos Portos e o Grupo de Trabalho do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A intenção da comitiva é conseguir que o Governo Federal inclua Maricá no PAC do setor Naval.


”As conversas estão bem encaminhadas com Padilha. Agora, vamos levar os empresários que querem investir na cidade para conversar com o Governo Federal. É uma forma de mostrar que não é um projeto que estamos fazendo e sim, algo concreto e real, que vai trazer muitos benefícios não só para a indústria naval como para as cidades vizinhas”, declarou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá.


Em reuniões com as empresas que pretendem investir na cidade, as necessidades e reivindicações para a elaboração do projeto estão sendo discutidas. As empresas pedem, além do terreno da praia de Jaconé, a construção de um arrecife artificial, que proteja as futuras instalações navais do mar agitado da região, a redução dos impostos municipais e a participação do município como um agente facilitador, na captação de recursos junto ao Governo Federal, através do Fundo da Marinha Mercante e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


O secretário de Petróleo e Desenvolvimento de Maricá, Aleksander Santos, dá detalhes sobre a proposta que a prefeitura levará à Brasília. ”Vamos pleitear no Ministério da Casa Civil a inclusão de Maricá no PAC do setor naval. Essa área possui diferenciais, como um raríssimo calado natural de 20 a 30 metros, favorecendo o atracamento, não só para a construção como para o reparo dos navios”. A localização dos estaleiros também foi observada pelo secretário. “Essa área na praia de Jaconé é geograficamente estratégica. A localização do terreno fica a 27 km do Comperj, sem falar na proximidade com Niterói e Rio de janeiro”, afirmou.


Os benefícios para a economia da região também foi lembrado pelo secretário. “A concretização deste projeto impulsionará o desenvolvimento econômico da região, gerando empregos, renda e qualificação profissional aos trabalhadores de Maricá. Não podemos mais perder encomendas de navios para outros países”, afirmou.

Por Bruno Lima
Nicomex notícias



POLO VAI GERAR 2 MIL EMPREGOS


O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou ontem a geração de dois mil empregos diretos e um investimento de até R$ 300 milhões com a construção de um estaleiro naval no município, na Praia de Jaconé. A informação foi divulgada durante reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno. Segundo Quaquá, a construtora Mendes Júnior Trading Engenharia S/A enviou um termo de intenção para a instalação de uma unidade industrial naval e offshore, formalizando assim o interesse da empresa em investir na cidade.
O Governo do Estado, por sua vez, se colocou à disposição para ajudar no processo de negociação oferecendo concessão de incentivos fiscais, ajuda para liberação de licenças ambientais e ainda para a desapropriação da área. Essa pertenceria ao grupo Brascan que, de acordo com o prefeito, estaria disposto a negociar o terreno, que corresponde a 1 milhão e 300 mil metros quadrados. O próximo passo, segundo ele, será tratado durante uma reunião entre a Petrobras e a Secretaria de Assuntos Federativos do Presidente da República, responsável pela gestão do PAC. "A idéia é viabilizar recursos para a construção de um arrecife artificial nas águas de Jaconé, o que facilita a chegada das embarcações ao atracadouro", explica o prefeito.
O Fluminense, Cidades – Luiz Gustavo Schmitt


Nenhum comentário: